Home - Sobre - Contato

Assim como o Pan con Chicharrón, o Tamal também é uma tradição domingueira no café da manhã dos peruanos

Foto: Marcela León
A palavra tamal provem do vocabulário asteca “tamálli”.  É considerado um prato muito antigo, antes mesmo da chegada dos espanhóis. Os tamalitos (como dizem os peruanos) não eram recheados, mas, com a chegada dos espanhóis, o tamal começou a ser preparado com recheio, que poderia ser de carne de porco ou frango, produtos que não existiam na América. É consumido em vários países latino-americanos, cada um com sua receita própria e o México é onde se encontram mais variedades.
O tamal é uma massa de milho moído (pode ser doce ou salgada) feita artesanalmente (lembra, em aparência e preparo, a nossa pamonha) e é envolvido com a palha do milho (comum na serra peruana) ou na folha da banana (comum na costa peruana) e recheada com carne de boi, de porco e frango, ovo cozido e azeitona preta.  Como acompanhamento, eles colocam salsa criolla (cebola roxa, ají, sal e limão) e comem como recheio de pão francês e, para beber, uma caneca de café, estilo americano. “Como antigamente não existiam o presunto e queijo nos cafés da manha que agora consumimos, o tamal fazia esse papel como recheio de pão”, conta Humberto Postigo, cheff do “Papacho´s, la Casa del Rocoto Burger and Rock!”, de Miraflores, Lima-Peru.
No Peru, o tamal também pode ser consumido como entrada. “Além de ser uma tradição consumi-lo no café da manhã de domingo, o tamal pode ser consumido como entrada de almoço ou jantar. O tamal está presente em quase todos os cardápios dos restaurantes do Peru”, conta Postigo.
Existem varias maneiras de se preparar o tamal peruano, e ela pode variar de acordo com a região/cultura. Existem, por exemplo:  tamal limeño (Lima, capital do Peru - costa peruana), tamal serrano (serra peruana), tamal chinchano (Departamento de Ica, sul de Lima. É característico por ter sua forma quadrada), tamal blanco de Cusco (Cusco - cidade conhecida por ser caminho para chegar a Machu Picchu. Fica no sudeste de Lima. O tamal branco pode ser salgado ou doce. Eles são típicos em novembro, no dia de “todos los santos”) e o tamal verde de Piura (Regiao sudeste do Peru. A cor verde é devido ao uso de com coentro).
Em São Paulo, o Tamal pode ser encontrado no La Sangucheria, que fica na Rua Padre Chico, 324 - Perdizes, São Paulo – SP. Telefone: (11) 3872-1625. Horário de funcionamento da casa é de terça-feira a quinta-feira das 19:00 às 23:30 e sexta-feira e sábado, das 19:00 às 00:00 no jantar. No almoço, os horários são: terça-feira a sexta-feira das 12:00 as 15:00. Para os sábados, domingos e feriados o restaurante atende das 12:30 as 16:30.
Ficou com vontade? Quer preparar o seu Tamal? O cheff Humberto Postigo ensina!

Receita do Cheff
Prepare o seu Tamalito!               
Confira a receita feita pelo cheff
Humberto Postigo do “Papacho´s, la Casa del Rocoto Burger and Rock!”,  de Miraflores, Lima-Peru.

Tamal
Ingredientes:
Milho “mote” (espécie de milho peruano. Pode ser substituído pelo nosso milho amarelo);
Peito de frango ou porco, ou carne de boi;
Azeite vegetal ou manteiga;
Achiote (colorau);
Aji amarillo moído (o produto pode ser encontrado na feira Kantuta. Endereço: Rua Pedro Vicente, Nº 625 | Praça Kantuta, Pari, São Paulo, São Paulo);
Limão;
Palha de milho;
Coentro;
Sal;
Pimenta;
Alho moido;
Ovo;
Cebola roxa e azeitona preta.

Modo de preparo:
Deixar o milho de molho por cinco horas. Logo, tirar o milho da espiga e liquidificar até virar uma pasta.
Cozinhar a proteína escolhida (carne de porco, boi ou frango) em uma panela e reservar.
Em uma panela com óleo ou manteiga, refogar  a cebola, o alho moído com sal, o colorau e o aji amarillo, logo, colocar o milho liquado e deixar cozinhar de dez a quinze minutos.
Quando estiver morno, colocar o preparo em uma folha de palha de milho com os pedaços da carne escolhida, a azeitona e ovo cozido (a gosto). Amarrar o tamal com barbante.
Por último, colocar o tamal já envolto na palha e, devidamente amarrado, em uma panela com agua fervida e deixá-los cozinhando por aproximadamente meia hora. Retirar da panela e sirvir com salsa criolla. (Pode ser consumido como recheio de pao francês no café da manha, como fazem os peruanos).

Receita salsa criolla:
Cebola roxa picada a julienne;
Pimenta dedo de moça picada (sem caroço);

Temperar com sal,  limao e colorau.


Marcela León

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Blog É Cor de Rosa Choque 2015 - Todos os Direitos Reservados